4 práticas para colocar a sua empresa no topo

No mundo corporativo, a demanda constante para obter resultados faz com que os profissionais de recursos humanos e líderes busquem formas de potencializar suas equipes e torná-las mais produtivas.

É de grande importância uma integração das pessoas com os objetivos da empresa, pois a partir desta clareza o comprometimento, propósito e protagonismo dos colaboradores se tornam base forte de uma cultura organizacional que valoriza o crescimento da organização.

Nesse sentido, é necessário investir em algumas práticas que criam essa conexão, como, por exemplo, ter definições claras de projetos, reconhecimento do propósito de cada integrante da equipe, investimentos em palestras para empresas, entre outras.

Vamos apresentar 4 formas que podem auxiliar você a colocar sua empresa no topo.

 

Despertando o propósito dos colaboradores

O propósito está relacionado aos valores que as pessoas acumulam ao longo da vida. Quando falamos de empresas, é possível que haja princípios que definam o seu propósito.

Refletir quem somos e para onde estamos caminhando traz à tona a razão de ser. Colaboradores que buscam se desenvolver através do autoconhecimento tornam-se mais conscientes e equilibrados e avançam em direção do seu propósito.

Com isso, quando a organização envolve seus colaboradores de uma forma transparente e traz esforços para comunicar seus valores, as pessoas passam a ter maior clareza sobre a causa que as motiva a trabalhar todos os dias, gerando conexão, empatia e aumentando seus resultados.

Propósito não necessariamente está relacionado a uma única área da vida. Por este motivo, é importante que seja percebido em diversas áreas da vida de seus colaboradores.

É necessário equilibrar áreas importantes da vida e isso pode envolver a energia que dedicamos a um certo projeto, as relações que estabelecemos com outras pessoas, a administração das emoções nos momentos de adversidade e a forma como nos relacionamos com o nosso corpo e mente.

Desta forma, quando as pessoas avançam em seu autoconhecimento, passam a ter maior expansão da consciência, conseguem olhar para si reconhecendo a sua razão de ser e percebem então, motivos para executar determinadas atividades na maior parte do seu tempo.

 

Desenvolvendo as pessoas para trabalhar com o essencial

Outra ideia fundamental dentro desse processo de levar sua empresa ao topo é o essencialismo.

Pessoas essencialistas são mais autônomas, sentem que estão no controle das suas escolhas, e identificam facilmente quais são as coisas que roubam tempo e energia.

O ponto de partida para desenvolver essa competência é entender seus critérios de escolhas, aprender a diferenciar o que é bom e essencial traçando, assim, um plano de ação com foco nos resultados que deseja alcançar. O essencialismo é capaz de criar uma estratégia alinhada a sua forma de pensar, sentir e agir.

Para entender a relevância desta competência no desenvolvimento de uma equipe, algumas perguntas são importantes:

  • Sua equipe possui uma lista clara sobre os resultados propostos?
  • Há um plano pessoal que esteja alinhado com os resultados da empresa?
  • Sua preparação para trabalhar nesse planejamento está adequada?

Esses questionamentos estimulam uma definição de sucesso, e a partir daí uma identificação do que é essencial para alcançar seus objetivos, gerando maior engajamento e elevando os resultados da organização.

O desenvolvimento pode ser trabalhado por meio de palestras workshops e uma jornada de aulas sobre Essencialismo na empresa. Porém esse tópico vamos abordar logo mais.

 

Pessoas assumindo o protagonismo

O protagonismo está fortemente relacionado ao essencialismo, e deve ser desenvolvido em todo o time da empresa, principalmente para alavancar o senso de responsabilidade.

Ser um protagonista é assumir o papel principal em sua vida, se responsabilizar por suas atitudes, assumir riscos e além disso, ter a certeza de que seus resultados dependem principalmente da sua energia e do seu envolvimento

Quando os colaboradores possuem clareza sobre os desafios presentes, objetivos, metas, e papéis definidos passam a ter uma mudança no comportamento. Elas assumem para si o comprometimento com tais atividades, projetos e fazem escolhas alinhadas a sua razão de ser.

Além disso, o protagonismo é algo que pode ser transmitido. Um líder que assume o papel de protagonista, serve de exemplo para a sua equipe e inspira aqueles que estão ao redor para que assumam suas responsabilidades.

 

Inteligência para gerenciar as emoções

Ter a capacidade de controlar as emoções nos momentos de adversidade, é um importante fator a ser desenvolvido nos colaboradores para colocar a empresa no topo.

Quando as pessoas conseguem compreender as suas emoções e as do outro, conquistam relações saudáveis e atingem o equilíbrio nas suas escolhas.

O ambiente na empresa é repleto de desafios e obstáculos. Essa cobrança excessiva gera um grande desgaste emocional nas equipes. Por este motivo, ter autocontrole e saber identificar quais emoções estão sendo expressas faz com que as pessoas adquiram maior resiliência.

Então, como desenvolver os pontos que tornam as equipes inteligentes emocionalmente?

 

Investindo na capacitação das equipes

Buscar programas de desenvolvimento ajuda a construir profissionais preparados para as mudanças que surgem na empresa. Sendo assim, eles se tornam excelentes ferramentas para alcançar os resultados alinhados à organização.

Pensando neste cenário, o Instituto Aware criou para empresas uma gama de palestras para empresas, aulas, e workshops que visam atender a necessidade de ter equipes que precisam se desenvolver para caminharem junto com o crescimento da organização.

Se você tem interesse em expandir a consciência da sua equipe em todos os aspectos aqui descritos, entre em contato conosco e vamos conversar!


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