O que são competências e como elas podem impulsionar sua carreira?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em competências. Essa palavra, que vem do latim, competere e significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função, hoje é muito utilizada por líderes e profissionais do RH. E por que estou falando disso? Pois está na hora de você compreender o que são competências e que o seu sucesso depende de desenvolvê-las.

O que são competências?
“Competência é a junção dos conhecimentos, habilidades, experiências e da capacidade para exercer uma determinada atividade/função. Podemos dizer que são construídas a partir da ‘dobradinha’ entre características inatas e aprendidas”, explica João Gabriel Mattos, diretor e fundador do Instituto Aware.

Saber quais são as suas principais competências é importante para explorar seus pontos fortes e estabelecer seu alicerce para o sucesso profissional.

Também é válido para obter clareza sobre quais competências serão necessárias para o cargo que deseja, poderemos avaliar se você possui as características exigidas e onde podemos melhorar para potencializar seus resultados.

Por que devemos desenvolvê-las?
Depois de compreender o que são competências, é preciso saber quais são os motivos para aprimorá-las. Isso varia de acordo com o seu objetivo, mas geralmente são:

• Gestão do tempo;
• Aumento da produtividade;
• Autoconfiança frente a dificuldades;
• Melhorar o relacionamento interpessoal;
• Gerar automotivação.
Mas nem sempre identificamos a melhor forma de fazer. A maior dificuldade acontece quando tentamos prever todas as variáveis, por exemplo, alterações no ambiente, no time e nos produtos. Porém, o que vai impulsionar a sua carreira é o equilíbrio entre as suas características e as exigências do mercado de trabalho. Esse é o único modo para se destacar e ter um desempenho acima do esperado.

Principais competências de um empreendedor
De acordo com o João Gabriel, os empreendedores precisam desenvolver algumas competências que serão fundamentais para iniciar o novo projeto e identificar oportunidades de negócio.
• Adaptável a mudanças: Ser capaz de se adaptar a mudanças e a novas formas de fazer as coisas;
• Negociação: Buscar soluções que beneficiam ambas as partes com ganhos mútuos;
• Inovação: Questionar como as coisas foram feitas no passado e tentam desenvolver novas soluções;
• Julgamento decisivo: Após ter considerado as alternativas e possíveis consequências, decidir qual o melhor caminho;
• Trabalho em equipe: Ter relacionamentos cooperativo com os outros;
• Planejamento e organização: Lidar de forma eficiente exigências múltiplas e prazos conflitantes;
• Visão: Propor soluções criativas e estratégias que podem ser implementadas com sucesso.