Profissional do futuro: quais são as suas habilidades?

A cada ano novas tecnologias fazem parte do nosso dia a dia. Já não conseguimos nos imaginar sem um smartphone, ou passar longos períodos sem assistir a Netflix ou ao YouTube.

Entramos em uma era dinâmica, muito próxima a exibida no seriado ficcional Black Mirror. Logo, o futuro tem se tornado cada vez mais desconhecido.

Diante deste contexto, é importante entender quais são as habilidades essenciais para o profissional do futuro e como você pode se adequar à essa realidade.

A competitividade na revolução 4.0

Vivemos na época da quarta Revolução Industrial, em que as máquinas ganham espaço, e os que mais sofrem com o novo cenário são os profissionais de baixa qualificação.

O exponencial crescimento de conceitos como a inteligência artificial, nos próximos anos, excluirá milhares de trabalhadores do mercado.

Muitos imaginam que essa situação afetará somente os países subdesenvolvidos que contam com mão de obra barata, mas essa não é a verdade. No atual cenário, países desenvolvidos que possuem alta capacidade técnica também serão afetados.

A Universidade de Oxford fez uma pesquisa recente sobre competitividade e mercado de trabalho e ressaltou que, em 20 anos, aproximadamente 47% dos empregos terão desaparecido. O mais assustador é que boa parte dessa porcentagem inclui profissões tradicionais, como professores, médicos e advogados.

Então, como se reinventar para ter uma alta qualificação frente ao domínio da tecnologia diante de algumas profissões?

Fuja do técnico, foque no comportamental

Desde a juventude, vamos à escola e aprendemos diversas disciplinas de uma forma técnica. O mesmo continua a acontecer durante a faculdade, pós graduação, mestrado, doutorado e etc. Da mesma forma, robôs mostram efetividade na capacidade de aprender sobre essas habilidades.

O que diferencia humanos e robôs é a capacidade de aprender as competências comportamentais. Humanos pensam de uma forma diferente, pois conseguem analisar de forma semântica e ter um comportamento a partir do contexto.

O principal ponto é: como pensar de uma forma estratégica?

Como o ser humano pode ser um diferencial na tomada de decisão? Como fazer escolhas para uma melhor adaptação? Como pensar com criatividade para estar à frente das situações?

O que determinará a evolução dessa habilidade comportamental é a aprendizagem constante para a expansão da consciência.

Este é um desafio que está a caminho desta e das próximas gerações. Pessoas e empresas precisam entender como se aperfeiçoar diante deste cenário e sair na frente.

E você, como tem buscado se tornar um profissional do futuro? O Instituto Aware tem cursos e aulas focados no desenvolvimento comportamental. Confira a nossa agenda!