Como controlar suas emoções

Você consegue controlar as suas ações? Para ter esse controle, é necessário entender o que é uma emoção.

Pense em um dia no qual ficou com muita raiva, medo, alegre ou triste. Esses são momentos que realmente expressam uma emoção. E para haver esse controle é preciso saber identificar essas sensações.

Está sem tempo para ler? Ouça agora em qualquer lugar!

Como identificar uma emoção?

É normal termos consciência das emoções apenas quando elas já vieram à tona. Isso acontece porque elas surgem no corpo depois de um processo bioquímico que demora milissegundos.

Quando falamos em controlar as emoções, significa que precisamos ser capazes de administrar essas reações bioquímicas, o que não é uma atividade fácil. Por este motivo, o ideal é entender o fluxo emocional presente nessas situações e que geram um pensamento. Do mesmo modo, esse pensamento gera uma emoção e, posteriormente, uma repercussão.

É muito provável que você não consiga ter esse gerenciamento do fluxo de emoções. Por este motivo, a busca será para controlar a repercussão causada pela emoção.

Caminhos para ter o controle das emoções

Imagine que você está na rua e um motoqueiro começa a se aproximar de você de forma lenta. Possivelmente, a emoção de medo irá surgir e começar a dominar você.

O medo acontece a partir de uma reação bioquímica. Essa emoção se torna presente e não conseguimos gerenciar a sua presença, porém temos o controle com relação à forma como vamos racionalizá-la.

No momento da emoção, pode-se questionar o seguinte para entender os motivos: O que está me causando esse pensamento?

Quando o pensamento é controlado, as reações bioquímicas começam a gerar emoções positivas e consequentemente, boas reações.

Em resumo, não é possível controlar as emoções. Porém, ao controlarmos o nosso pensamento passamos a modificar a sua repercussão, que reflete diretamente em nossas emoções e são direcionadas de maneira positiva.

Confira nossa agenda para as próximas aulas e tenha uma experiência única, sobre o desenvolvimento humano consciente.