5 livros para ler em 2019

Crescer pessoal e profissionalmente é um desafio constante. Nem sempre temos condições de investir um valor alto em cursos, coaching ou outras técnicas e por este motivo é necessário encontrar alternativas para se capacitar.

Por isso, indicamos cinco livros sobre autodesenvolvimento para você ler em 2019 e encontrar caminhos para conquistar seus objetivos. Caso prefira ver esse conteúdo em formato de vídeo, você pode assistir aqui.

Essencialismo – A disciplinada busca por menos

Autor: Greg Mckeown
Esse livro aborda sobre como fazemos escolhas e principalmente a arte de dizer não. Se você tem se sentido exausto ou não está conseguindo alcançar o que deseja, o essencialismo ajuda a entender ou determinar aquilo que merece a sua atenção.

A ideia é quebrar os paradigmas e identificar o que é preciso negar para conquistar o que é essencial para a sua vida. Ótimo para quem deseja exercitar a tomada de decisão, gestão de tempo e administrar a energia de cada atividade do dia a dia.

Nossa recomendação: não leia como um livro normal. A cada capítulo, coloque as ideias em prática e não as deixe apenas na lista de desejos.

O Ponto de Equilíbrio

Autora: Christine Carter
Depois de entender o que é essencial, é necessário equilibrar todas as áreas da vida e aprender como conciliar as diversas atividades, seja pessoal, familiar, profissional, relacional, mental ou físico.

Outro ponto importante que este livro aborda, é a necessidade de encontrar o seu propósito. Na linha dos livros sobre autodesenvolvimento, a obra traz a cada capítulo um exercício para ser colocado em prática.

O que o mundo perderia se você não estivesse mais aqui? Será que realmente, hoje, você vive em direção ao seu propósito?

Fora de Série “Outliers”

Autor: Malcolm Gladwell
Esse livro fala sobre o que faz algumas pessoas realmente serem fora de série. Baseado nas histórias de celebridades como Bill Gates, Mozart e Beatles, o autor procura mostrar que ninguém “se faz sozinho”.

É importante destacar que todos temos a competência de nos tornar um(a) fora de série. O necessário é assumir quem você realmente é e o que deseja buscar. Com base nas histórias contadas, é preciso enxergar como chegar ao objetivo final.

Ser um fora de série é para aqueles que têm vontade de batalhar e se construir de uma forma destacada, com protagonismo. Uma boa leitura para quem está empreendendo ou intrampreendendo.

Autonomia, Resiliência e Protagonismo

Autora: Renata Jubram
Como são essas competências para quem quer empreender, almejar um novo cargo ou se desenvolver? E o mais importante: pensar em cada competência de maneira separada.

A autora traz reflexões provocativas e conta histórias sobre essas habilidades. Ao longo do tempo, observamos que a autonomia é o que nos faz romper a dependência. Já a resiliência nos ajuda a passar por essa estrada, e o protagonismo nos faz assumir o papel da própria vida.

>Se você quer se desenvolver na sua vida pessoal ou profissional, este é um excelente livro.

Todos são importantes

Autores: Bob Chapman e Raj Sisodia

Um dos melhores livros sobre liderança que já lemos aqui no Instituto Aware. É uma história cheia de casos onde os autores trabalham com empresas decretadas à falência, mostrando como foi o processo de reerguê-las.

O ponto principal é a importância das empresas desenvolverem pessoas que lideram com propósito em pessoas. E tem um checklist interessante que a liderança pode responder para se questionar e ver quais competências são necessárias para se desenvolver.

Gostou das nossas indicações? Temos certeza que esses livros irão te ajudar no seu crescimento. Basta escolher qual deles mais se adequa ao seu momento de vida.

Tem outras sugestões de livros? Conte para nós aqui nos comentários. 😉